¿Te perdiste? Encuentra esta nota en español aquí 😉
Samil Jeol” em coreano, que significa “1º de março de 1919”, a data exata em que ocorreu o movimento que agora se tornou um feriado que os coreanos lembram com orgulho.
Esta data comemora um evento importante na história da Coréia do Sul, o primeiro movimento de resistência na Coréia contra a ocupação japonesa, durante o tempo em que o Japão governava o Império Coreano (agora Coréia do Sul e Coréia do Norte), ocorreu em 1º de março.
Este movimento desencadeou um protesto civil nacional contra o domínio japonês do país. Posteriormente, foi estabelecido o Governo Provisório da República da Coréia.
Em 1919, após a Conferência de Paz de Paris, na qual o Presidente dos EUA Woodrow Wilson proclamou “autodeterminação” através das propostas que apresentou nos “14 Pontos”, muitos coreanos sentiram que a independência de seu país não estava muito distante. Ao mesmo tempo, os estudantes de nacionalidade coreana que estudam no Japão emitiram uma declaração exigindo a liberdade do domínio japonês.
Após 10 anos de domínio japonês na Coréia, 33 pessoas que formaram o núcleo do movimento de independência se reuniram no dia 1º de março às 14h no Restaurante Taehwagwan e leram a Declaração de Independência da Coréia.
Inicialmente, a reunião deveria ser realizada no Tapgol Park, mas eles decidiram realizá-la em um local privado para evitar que ela se transformasse em um motim. Os líderes do movimento assinaram o documento e enviaram uma cópia ao Governador Geral, inclusive chamando a própria polícia e relatando sua ação para ser presa.
No dia designado, os 33 líderes, na esperança de exercer pressão internacional sobre o Japão para acabar com seu domínio colonial na Coréia, assinaram e leram sua proclamação, seus co-conspiradores a leram em cidades de todo o país.
Os sentimentos anti-japoneses reprimidos dos coreanos foram desencadeados em uma grande explosão, e foram realizadas manifestações em massa em muitas partes do país, formando as maiores manifestações nacionais de protesto contra a dominação estrangeira na história da Coréia.
Embora o movimento não tenha atingido seu objetivo principal de independência nacional, foi importante para fortalecer a unidade nacional, levando ao nascimento do Governo Provisório coreano e atraindo a atenção mundial. O “Movimento 1 de Março” fortaleceu muito a ascensão do Partido Comunista Coreano. Hoje, o dia é um feriado nacional tanto na Coréia do Norte quanto na Coréia do Sul.