¿Te perdiste? Encuentra esta nota en español aquí 😉
Recentemente muitos usuários do Spotify que são fãs do K-pop expressaram seu pesar nas mídias sociais, pois notaram que todas as músicas distribuídas pelo KakaoM estão agora sendo removidas do Spotify em todo o mundo depois que anteriormente estas regras só se aplicavam ao Spotify sul-coreano.
Em 1º de março (KST), fãs usando a plataforma de música popular fizeram saber que músicas de artistas como IU, Monsta X, Seventeen, Loona, Mamamoo, The Boyz, GFriend, (G) I-DLE, Astro, e Epik High não estão mais aparecendo no Spotify.
O gigante de streaming global Spotify foi lançado recentemente na Coréia, competindo ao lado de Melon, Genie, Flo e mais plataformas musicais coreanas. Melon é um dos melhores serviços de transmissão de música da Coréia e hospeda um extenso catálogo de canções locais. Sua empresa matriz, KakaoM, é a distribuidora de milhares de músicas do K-pop, incluindo os maiores sucessos de ídolos como Oneus, WEi, Sunmi, BTOB, Dreamcatcher, Cosmic Girls e muitos outros.
A lista completa pode ser encontrada aqui:
artists that had their stuff on spotify deleted, a thread
wei
kim wooseok
the boyz
d1ce
bibi
minseo
iu
victon
pink fantasy
epik high
cherry bullet
oneus
e'last
cravity
giriboy
june
kim sunggyu
bae173
moonbyul
dpr live
wh3n
woo!ah!
hyolyn
code kunst
drippin
jannabi
jukjae— ً (@lemonphobic) February 28, 2021
Spotify lançado oficialmente na Coréia do Sul com uma assinatura de 10.900 won (US$ 9) por mês. Entretanto, o problema está nos direitos de distribuição que ainda não foram resolvidos até a data de lançamento, como por exemplo, a limitação da “plataforma estrangeira”.
Spotify não receberá músicas da KakaoM, o maior distribuidor de música da Coréia, como resultado, músicas de suas agências Starship Entertainment, PlayM Entertainment, Cre.Ker Entertainment e FlexM não estarão disponíveis no Spotify. Isto tem o mesmo problema que a AppleMusic (embora até agora as músicas ainda estejam na plataforma).
Atualmente não há nenhuma palavra oficial sobre isto, nem o Spotify ou Melon emitiu uma declaração oficial sobre o assunto.
- V de BTS confessa sentir-se pressionado pelo lançamento de sua Mixtape
-
ATEEZ corre por sua vida no último pôster de ‘Zero: Fever Part. dois’
-
Internautas surpresos com a embalagem do lightstick oficial do Dreamcatcher