Japão vai liberar água radioativa da usina nuclear de Fukushima para o mar

kpop Brasil

Japão vai liberar água radioativa da usina nuclear de Fukushima para o mar

¿Te perdiste? Encuentra esta nota en español aquí 😉 O governo do Japão decidiu na terça-feira liberar no mar água […]

Japão vai liberar água radioativa da usina nuclear de Fukushima para o mar

Japão vai liberar água radioativa da usina nuclear de Fukushima para o mar Foto: Internet

¿Te perdiste? Encuentra esta nota en español aquí 😉

O governo do Japão decidiu na terça-feira liberar no mar água radioativa tratada acumulada na usina nuclear de Fukushima Daiichi danificada, após determinar que ela não apresenta preocupações de segurança para os seres humanos ou o meio ambiente, apesar das preocupações dos pescadores locais e dos países vizinhos.

O Primeiro Ministro Yoshihide Suga reuniu-se com membros de seu gabinete, incluindo o Ministro da Indústria Hiroshi Kajiyama, para formalizar a decisão, que vem uma década depois de um grande terremoto e tsunami que desencadeou um triplo derretimento em março de 2011.

A água bombeada nos reatores em ruínas da planta de Fukushima para resfriar o combustível derretido, misturado com a chuva e água subterrânea que também foi contaminada, é tratada usando um sistema avançado de procedimento líquido, ou ALPS.

O processo remove a maioria dos materiais radioativos, incluindo estrôncio e césio, mas deixa para trás o trítio, que representa pouco risco para a saúde humana em baixas concentrações. A água é armazenada em tanques nas instalações da fábrica, mais de 1,25 milhões de toneladas no total.

O operador da usina, Tokyo Electric Power Company Holdings Inc. espera ficar sem capacidade de armazenamento a partir do outono do próximo ano, e o governo estava procurando maneiras de descartar com segurança a água triplicada.

“A eliminação da água tratada é uma questão inevitável no desmantelamento da fábrica Fukushima Daiichi”, disse Suga na reunião, acrescentando que o plano será implementado “ao mesmo tempo em que se garante que os padrões de segurança sejam aprovados por uma ampla margem e que sejam tomadas medidas firmes para evitar danos à reputação”.

 

Fonte: Kyodo News

Te puede interesar

Deja un comentario

Tu dirección de correo electrónico no será publicada. Los campos obligatorios están marcados con *